Como enviar uma defesa ou recurso de multa de trânsito

Como enviar uma defesa ou recurso de multa de trânsito

Os Detrans de cada Estado regulamentam a forma de envio das multas, defesas prévias, recursos de multas, indicação de motoristas e entre outras formas.

Depois que fizer a defesa/recurso de multa você pode enviar de forma eletrônica pelo site do seu DETRAN ou via correios.

As duas formas geralmente precisam respeitar algumas formalidades básicas.

Envio Eletrônico: Digitalização no formado PDF; Assinatura física no documento que coincida com algum documento oficial a ser anexado a peça de defesa/recurso; CNH; Comprovante da multa; CRLV do veículo.

Envio Físico: Além dos documentos, é preciso também preparar a “embalagem” para o envio, que pode ser a entrega pessoal no DETRAN de sua cidade ou por correios.

Envio por Correio: Para enviar por correio geralmente é preciso que a Carta (embalagem) tenha: o Remetente (você), seu endereço completo, cidade e Estado, CEP, e o Destinatário (DETRAN), com endereço completo, cidade, Estado e o CEP. Para sua segurança sempre envie com A.R. pelos correios.

O que é A.R (Aviso de Recebimento)? É um comprovante que traz informações a respeito da confirmação da entrega de algum documento, pois depois que o destinatário recebe, o AR (papel laranja) retorna para o remetente, fazendo prova de que realmente foi enviado. Caso tenha algum problema com a entrega, também constará neste documento os motivos de não ter sido devidamente entregue.

Juslegis