Posso faltar no trabalho em dia de jogos da Seleção Brasileira?

A Copa do Mundo é uma competição muito aguardada pelos brasileiros, pois é uma época de torcida e vibração para a Seleção Brasileira de Futebol.

O brasileiro tem a tradição de praticamente parar os compromissos para assistir os jogos da seleção, e nem sempre os jogos coincidem com o horário de descanso, muitas vezes sendo em horário de trabalho.

E nisto surge a dúvida, faltar ao trabalho ou parar de trabalhar nestes momentos é permitido?

A resposta, infelizmente, é não. As empresas não são obrigadas a liberar os funcionários para assistirem as partidas, e por consequência, se faltar ao serviço pode ocasionar demissão por justa causa!

Mas o que fazer?

Neste caso, recomenda-se o bom senso entre o Empregador e o Empregado, e cada empresa pode fazer do modo que melhor se adeque a atividade da empresa.

Qual é a melhor estratégia?

O Empregador pode liberar o funcionário no turno dos jogos, e pedir para que seja compensado em outros dias da semana no sistema de banco de horas.

Outro modo é reservar o momento do jogos para que seja assistido na própria empresa e fazer a escala entre os funcionários para que a atividade da empresa não pare completamente, visto que na maioria dos casos, durante os jogos, poucas pessoas estão a procura dos serviços da empresa.

Entretanto, caso a empresa não flexibilize o horário para que seja assistido as partidas da Seleção Brasileira de Futebol, aconselha-se atender a vontade do empregador, visto que a falta injustificada pode acarretar na demissão sem justa causa.

Para mais informações procure o Sindicato de sua categoria ou o advogado de sua confiança.